quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Buraco Negro!!!


Estive quase dois meses sem escrever neste espaço. Razões profissionais, mais concretamente um total e esgotante envolvimento numa parceria académica, fora de Portugal, impedriram-me, liminarmente, de deixar aqui registos diários, como gostaria.
No âmbito da minha profissão, estive, então, envolvido no desenvolvimento de um projecto de investigação na área da energia. Aprofundei, de entre muitas outras temáticas, o conhecimento que tinha dos vulgarmente denominados buracos-negros.

Reflectindo sobre o nosso clube, concluo que o Benfica pode ser comparado a um buraco-negro.
Porque, dele, nada nem ninguém pode escapar; quem o ama, desenvolve paixão avassaladora de que não consegue libertar-se...
Porque, nele, tudo é consumido, vorazmente; quem se lhe associa, perde invariavelmente propriedades individuais, transferidas para o potencial energético do próprio buraco-negro...

Mas, também - de uma forma mais eufemistica - porque não parece ter fim o turbilhão concêntrico que tudo arrasta e devora. Desde os créditos e as capacidades de ontem, à descrença e desânimo dos adeptos!
Tudo isto a propósito - pois claro!... - do desencanto que tem constituído esta época desportiva. Época e antecedente pré-época.
Uma equipa campeã que, mesmo não tendo sido super consistente, tinha feito um bom campeonato, com méritos próprios, eclipsou-se por completo, do dia para a noite.
Um espírito de luta e conquista como há muito não se via, esfumou-se violentamente.
Um treinador interventivo, exigente e ambicioso, reduziu-se, agora, a um conjunto de tibiezas, equívocos, erros comprovados, opções duvidosas e desculpas infindáveis e muito pouco credíveis.
Um plantel desportiva, fisica e animicamente forte, deu lugar a um grupo amorfo, pouco voluntarioso, deslumbrado e expectante face a percursos individuais futuros.
Enfim... um cenário muito negro, de um clube que parece caído num buraco-negro, de onde não parece possível sair...

Depois de uma pré-época a roçar o miserável, de um início de época ao nível do que de pior já nos aconteceu (se não mesmo pior do que isso!), juntaram-se as exibições insistentemente descoloridas, a provada incapacidade de reverter situações negativas, os resultados (pesados!) que nos entristecem o quotidiano e envergonham a nossa história, a inenarrável campanha nas competições europeias - que hoje tocou o ponto mais baixo com a derrota em Tel-Aviv... - e o completo desânimo da massa associativa e adepta.
Depois do que tem sido este início de época, e face à comprovada incapacidade de dar a volta à situação, apesar de um monumental orçamento, é urgente a tomada de medidas. Que terão de ser drásticas, parece-me a mim. Jorge Jesus já não detém o domínio do grupo, provavelmente por um conjunto de atitudes que tomou, de motu proprio, e de forma algo aventureira e totalitária. Alguns jogadores estão visivelmente contrariados e desmotivados, seja por não se terem concretizado situações ligadas à gestão da sua carreira desportiva, seja por se verem confinados a espaços de limitada utilidade dentro do grupo. Os sócios e adeptos já perceberam que, afinal, há muito mais coisas para além da arbitragem tendenciosa, do puro azar ou da ocasional má exibição...
Há que tomar medidas, já.
Para evitar que continuemos a bater os mais impensados recordes. Negativos, claro...

Sem comentários:

Enviar um comentário