segunda-feira, 2 de maio de 2011

Chama gelada...



Em vez de chama ardente, temos que ser sinceros e admitir que a chama está gelada...
Depois das férias da Páscoa passadas na neve, e de ter vindo encontrar gravemente doente um familiar muito querido - que, infelizmente, com grande dor nossa, nos vai deixar em breve... - também o Benfica tem contribuído para me deixar de coração gelado.

A doença de um ser querido relativiza tudo o resto. E este texto é, também, uma homenagem a esse ser que, muito dolorosamente, nos vai deixar proximamente, lançando sobre nós - e sobre mim, em particular - uma tristeza infinda e uma indescritível sensação de perda profunda...

O Benfica.
Este Benfica também me deixa triste. Mas, para o Benfica haverá sempre um futuro, um amanhã que virá...

Na passada 5ª feira não estive em Lisboa e, por isso, só pude acompanhar o jogo pela televisão, embora estivesse com a cabeça noutro lado. Não vi o jogo com a atenção necessária para formular uma opinião bem alicerçada no que realmente aconteceu. No entanto, do que vi, ficou-me o mesmo amargo de boca que subsiste desde há muito tempo: a equipa é frágil, defende mal, ataca de forma previsível e macia, e comete erros atrás de erros. Mesmo os mais experientes do plantel. A ideia com que fiquei foi que se o braga (com letrinha pequena, para ser justo com a real dimensão dessa agremiação...) não tivesse sido tão cauteloso, e apertasse mais um pouco, o resultado teria sido ainda pior para nós. Como disse o Aimar, também me parece que o 2-1 é um resultado curto...
Hoje, pelas razões já aludidas, também não tive disposição para fazer a viagem até Olhão. E também porque fazer mais de 400 Kms. para ir ver jogar (se se pode chamar jogar ao que muitos andaram lá dentro a fazer...) uma equipa secundaríssima, desmotivada, comandada por alguém que há muito tomou o freio nos dentes e só faz o que lhe dá na real gana, com os resultados que se conhecem, decididamente não me seduzia. Não perdi nada. Vi pela televisão, e o que vi não me agradou. Nada. Mas, sinceramente, neste empate (1-1) sem brilho nem mérito, houve tanta coisa, e tantos, que estiveram tão mal, que me vou abster de fazer qualquer apreciação, individual ou colectiva. Além de que não estou com disposição nenhuma para isso.
Vou, apenas, registar dois factos:
1º - O Benfica, nos quase 20 últimos jogos disputados (para as diversas competições...) tem sempre sofrido um ou mais golos, a grande maioria deles resultantes de prestações, individuais ou colectivas, inadmissíveis. Realmente, que me lembre, é preciso recuar até 20 de Fevereiro (Sporting, 0 - Benfica, 2) para encontrar um jogo em que não tenhamos sofrido golos!!!
2º - A malfadada gestão do plantel que o Jorge Jesus impôs ao universo benfiquista - com os nefastos resultados que se conhecem, nomeadamente ao nível da perda de rotinas e da falte de confiança da equipa... - afinal tem servido para alguma coisa: tem servido para provar que se continua a malbaratar dinheiro em contratações de activos que, a jogar desta maneira, nem numa equipa de amigos, constituída para jogar aos fins de semana, teriam lugar. Estou a falar de Filipe Menezes, de Airton, de Kardec, de Sidnei, de Roderick Miranda, de Luís Filipe, de Fernandez, etc, etc, etc...

Por favor, digam-me que eu estou a sonhar, que isto é um pesadelo e que, quando acordar, verei que a realidade é outra...

Sem comentários:

Enviar um comentário