quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Patético e deprimente...


Este Benfica está a jogar (jogará?...) um futebol patético. Absoluta, e realmente, patético! E deprimente. Verdadeiramente deprimente...
Na linha do que tem sido a matriz dos últimos tempos (que já vem da época passada, pelo menos...), no empate com o Twente (2-2), esta noite, na Holanda, a equipa esteve ao seu nível habitual. Ou seja, muito frágil e muito pobre. Até dói ver como qualquer equipa que defronte o Benfica joga a seu belo prazer, sem ser minimamente perturbada nem pressionada. Ninguém do Benfica marca, ninguém faz pressão, ninguém mete o pé de forma decidida... enfim, uma postura de grande displicência e permissividade, que nos coloca a jeito para o que têm sido as repetidas desgraças.
A equipa sofre golos de forma fácil, independentemente de quem joga mais recuado e na baliza. Já lhe perdi a conta, mas desde meados da época passada, há mais de três dezenas de jogos que vimos sofrendo golos, com a excepção do Trabzonspor, na Luz. E, mesmo nesse jogo, sofremos golos, embora tenham sido anulados...
Creio que o problema maior reside na postura dos jogadores, intuída, provavelmente, pelo estilo de jogo que lhes tem sido incutido. Julgo que só pode ser isso. Os jogadores são lentos a intervir; jogam sempre em souplesse, como se fossem grandes craques excepcionalmente evoluídos; não pressionam, e deixam o adversário correr de uma baliza à outra sem lhes saírem ao caminho; jogam de forma muito lateralizada e lenta; atiram-se para o chão sempre à espera que o àrbitro marque falta; param as eventuais jogadas de contra-ataque rápido, transformando-as em ataques planeados, lentos e denunciados; efectuam passes de elevado risco, em situações em que os mesmos eram totalmente dispensáveis; falham passes simples, mesmo a curtas distâncias; perdem lances, por os abordarem de forma bastante lenta, e deixam os adversários saírem a jogar sózinhos... enfim, uma postura totalmente imprópria, que deprime mesmo o mais frio dos adeptos!!!

No jogo de hoje foi essa, mais uma vez, a postura da equipa e dos jogadores, individualmente...
Mesmo os reforços - alguns dos quais até mostraram qualidade e recursos técnicos e físicos interessantes... - parece que já desaprenderam e, nesta altura, estão a jogar da mesma forma que os restantes jogadores. Refiro-me, por exemplo, a Garay, a Witsel ou a Emerson. O caso mais gritante é mesmo o do Emerson, que está a revelar-se cada vez menos solução para o lugar. Não defende como devia, e ataca pouco, e mal. Se quiser ser honesto, tenho de reconhecer que mesmo César Peixoto não fez pior do que tem feito Emerson nos últimos tempos. Se Capdevilla não for melhor que Emerson, então estamos muito mal!!!
Aliás, os reforços do plantel para esta época deixam-me de boca aberta. Continuamos a ter falta de um lateral direito de qualidade (Maxi Pereira está definitivamente acabado e não tem velocidade sequer para dar luta aos adversários (hoje, os dois golos do Twente foram pelo seu lado, não tendo saído ao adversário, no 1º golo e, no 2º golo, com a bola à sua inteira mercê deixou-se antecipar pelo extremo, que ainda teve todo o tempo para levar a bola até à lina do fundo e centrar para o 2º poste. Enfim, uma exibição miserável. Ao nível da de Emerson, do lado contrário.
De Gaitán nem vale a pena falar. Individualista, não ajuda nada a defender. E são mais as vezes em que fica sem a bola, do que as que consegue dar sequência, ou produzir, uma jogada de envolvimento colectivo.
Saviola fez hoje, como na grande maioria dos últimos jogos, uma exibição ao nível do que de pior tem feito. Está claramente à porta, para sair da equipa.
De positivo só refiro o Aimar, o Nolito e o Cardozo (a espaços...), bem como o Artur, embora me pareça que este podia ter feito mais no 1º golo do Twente e em duas ou três saídas em falso, uma das quais numa jogada de bola pelo chão.

De Jorge Jesus nem vale a pena falar. Mais uma vez, quando mexeu na equipa acabou com ela. Quando tirou Aimar, para meter o Saviola, a equipa foi-se abaixo, literalmente. A vencer por 2-1, tirou Aimar e fez entrar Saviola. Quando já havia 2-2, tirou Cardozo para meter Matic.
Perceberam? Eu também não...
A vencer, se queria reforçar as acções ofensivas, para tentar preservar a vantagem, fazia sentido ter entrado Matic. Mas não: só resolveu aguentar quando já estava empatado...
O problema deve ser meu e não de Jorge Jesus, claro...

Enfim, em suma, estou bastante desapontado com a equipa.
Não acredito que nos apuremos para a fase de grupos da Champions, tal é a facilidade com que sofremos golos e com que não concretizamos as ocasiões eventualmente criadas.

Em resumo, não acredito que, com este treinador - e, à conta dele, com esta postura da equipa e com este modelo de jogo... - se vá a algum lado!
Nem com este presidente, que parece perceber tanto de futebol como eu de escanfandrismo...

O meu Benfica está, realmente, patético e deprimente...

Sem comentários:

Enviar um comentário