domingo, 22 de janeiro de 2012

Esclarecedor...




O jogo da passada 4ª feira, com o Santa Clara, para a Taça da Liga, deve merecer mais do que um simples e superficial comentário. Pelo que (não) foi, mas também pelo que deixou ficar claro...

Mais uma vez com as poupanças que tanto agradam a Jorge Jesus - e que já nos custaram a eliminação da Taça de Portugal... - o Benfica, pura e simplesmente, desperdiçou meia parte de um jogo que, em bom rigor, deveria vencer, nas calmas, com nota artística à altura.
Mas JJ voltou a inventar e... não fez por menos: Eduardo, André Almeida, Miguel Vitor, Jardel, Capdevilla (sim, Capdevilla!!!...), Matic, Saviola, Gaitán e Nélson Oliveira, entraram de início. Dos que, ultimamente, têm sido titulares, só Javi Garcia e Bruno César. Ou seja, jogaram os que estão pior...
O resultado só poderia ser o que foi. Ou seja, um futebol medíocre, feito de dúvidas e imprecisões, sem qualquer entrosamento e com muitos passes transviados, de que resultou... absolutamente nada.
Se se quer rodar o plantél, devem fazer-se alterações pontuais. Mudar toda a equipa é, do meu ponto de vista, uma autêntica idiotice, que não pode trazer rigorosamente nada de bom. Nem no que se refere aos aspectos técnico-tácticos do jogo, nem em termos anímicos. Além disso, a questão física também me parece irrelevante. Nos melhores campeonatos as equipas jogam, invariavelmente, a meio e no fim da semana, sempre com os jogadores que se encontram em melhor forma, e disputam as partidas sempre com grande intensidade. Não vejo porque havemos de ser diferentes, caramba!
De qualquer maneira, o jogo com o Santa Clara (vitória por 2-0) só se resolveu na 2ª parte - quando já se começava a tornar incómodo o resultado... - depois da entrada de Witsel, ao intervalo (para o lugar do Matic), e, sobretudo, do Nolito. Nolito fez, em cerca de vinte e cinco minutos, sózinho, o que toda a frente de ataque não fez nos outros sessenta e cinco. Entrou, fez duas assistências para golo e, mesmo depois de ter empurrado a equipa para avitória, continuou a correr... no ataque, e na ajuda à defesa.
Ao contrário, Gaitán fez um jogo absolutamente miserável. Jogou sempre de forma muito complicativa, inisistindo quase sempre nas jogadas individuais, perdendo sucessivamente lances e deixando a bola com o adversário, e abdicando de lutar pela bola depois de a perder, enfim... uma exibição literalmente miserável. Saviola também não esteve muito melhor. E Nélson Oliveira deixou claro que muito dificilmente poderá ser uma opção válida. Pelo menos nesta fase. Rodrigo, que entrou na parte final da partida, dá outra dimensão ao nosso jogo de ataque.
O melhor em campo foi, obviamente, uma vez mais, Nolito, que fez duas espectaculares assistências e ofereceu os golos a Nélson Oliveira - só teve de empurrar para o fundo da baliza, em posição frontal... - e a Witsel que, lançado em profundidade, bateu o guardião do Santa Clara com um remate colocado, desferido quase sobre a marca de grande penalidade, quando este saíu a fazer a mancha.
Gaitán, como já referi, esteve a um nível muito, mas mesmo muito, baixo, não mostrando o virtuosismo que se lhe reconhece, nem revelando vontade ou querer na disputa dos lances. Se está com a cabeça em outro lado, então nem no banco deveria estar!
André Almeida também esteve muito aquém das necessidades, tal como Matic (que acabou por ser substituído ao intervalo por Witsel), Bruno César e Saviola. Capdevilla também não confirmou o que esperava dele, embora seja natural que, depois do que tem passado, não possa aparecer a jogar de modo muito diferente. Até pela falta de ritmo (quase nula...) e de rotinas de jogo.

Amanhã (ou melhor, hoje...) temos o Gil Vicente, para o campeonato. Se não tivermos uma abordagem diferente, sem poupanças e com muito mais entrega de todos, as coisas podem dar para o torto.
Espero que JJ não invente, que os jogadores sejam humildes e empenhados, e que joguem com garra e muito querer. Do primeiro ao último minuto...


PS - Não me agrada nada a postura da equipa (técnico e jogadores) em relação à comunicação social. Têm andado a falar muito e, a meu ver, a dizer muitas asneiras. É preciso contenção, a esse nível. Não se devem dispender energias e atenções com esse tipo de coisas. É preciso estar totalmente concentrado no que se faz dentro de campo, e reservar para aí todas as energias de que dispomos. Vamos a ver se nos calamos, sim?...

Sem comentários:

Enviar um comentário