quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Apreensão repetida... e justificada


Há mais de uma semana, no dia 6 de Outubro, o Benfica recebeu o Beira-Mar, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a Liga.
Apesar da vitória - sofridíssima!!!... - ficou registado mais um episódio de grande fragilidade e pouca capacidade do nosso futebol actual...
Estivémos a perder desde os 5 minutos da 1ª parte, depois do adversário ter marcado, na sequência de um lance de bola parada, após uma falha descomunal de Artur (um "frango"!!!).
O empate só surgiu na 2ª parte, ao minuto 58, num extraordinário pontapé de bicicleta de Maxi Pereira, na zona frontal, de costas para a baliza aveirense. E, dois minutos depois, apareceu o golo que deu a volta ao resultado, marcado por Rodrigo, após boa e oportuna assistência de Lima.
Antes do golo do empate, e apesar de Salvio ter rematado ao poste, Rodrigo ter falhado um penalty (ao cair do pano da 1ª parte...) e de mais uma ou outra oportunidade, a verdade é que o nosso futebol foi exasperantemente lento e previsível, muito ornado com excessivos rendilhados, e nada objectivo.
E depois do 2-1, a exibição piorou ainda mais, deixando-nos à beira de um ataque de nervos. Para não variar, acabámos o jogo a sofrer, passando desnecessariamente por alguns sobressaltos, nos últimos instantes da partida. Mais uma vez!!!
 
A nação benfiquista tem, necessariamente, que estar altamente apreensiva, pela ínfima substância, pela reiterada reincidência, pela pouca eficácia, grande descrença e ausência de garra e força do nosso futebol.
Pela minha parte, nem senti vontade de registar o que quer que fosse neste espaço. E se o estou a fazer agora, é apenas porque curei um pouco a ferida...
 
Pelo meio, no passado domingo, fizémos um jogo no Abu Dabhi, com o Baniyas, equipa vice-campeã daquele país.
Apesar da pouca qualidade da equipa árabe, entrámos mal na partida e, como tem sido habitual nos últimos tempos, íamos sofrendo um golo na parte inicial do jogo, quando um ataque dos anfitriões acabou num remate ao poste da baliza, então defendida por Paulo Lopes.
Depois as coisas foram tomando uma orientação mais consentânea com a qualidade intrínseca das equipas e Salvio fez, de cabeça o 0-1. Nolito marcou por mais três vezes, fixando o resultado num natural 0-4...
 
 
 
Amanhã iniciamos a nossa participação na Taça de Portugal deste ano, em Freamunde.
Estou expectante.
E - sim!... - apreensivo. Justificadamente, creio eu, atendendo ao que tem sido o passado mais recente do nosso futebol...

Sem comentários:

Enviar um comentário