quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O empate... foi uma derrota!


O empate (2-2) com aquela equipazita regional-provinciana, assumidamente corrupta, foi, realmente... uma derrota!
 
Derrota... porque temos, de longe, um futebol de muito maior qualidade - como demonstrámos por diversas vezes esta época... - e, no domingo, não fizémos valer isso.
Derrota... porque perdemos uma oportunidade, real, de dar um golpe no adversário que mais perto temos na classificação.
Derrota... porque permitimos que esse bando de deserdados da qualidade futebolística saísse da Luz a pensar que valem alguma coisa...
 
Foi um empate-derrota por (muita) culpa própria.
Padecemos dos mesmos males que já nos haviam afligido em ocasiões anteriores: muitas desconcentrações, individuais e colectivas; inúmeros, e inadmissíveis erros, técnicos e tácticos, decorrentes de uma postura de alguma sobranceria e assumpção de um super-virtuosismo que, objectivamente, muitos dos nossos não têm; grande fragilidade de músculo no meio campo; défice claro na contabilidade que decorre da opção de ter laterias muito subidos, mas que atacam pouco, e mal, e comprometem nas tarefas defensivas, por repetidas ausências e falhas de posicionamento e falência física.
O resultado de tudo isso foi que, aos 8 minutos Garay ofereceu um golo, falhando o corte fácil de uma bola atirada para o interior da área, de um livre sobre a direita da nossa defesa.
E se é verdade que Matic, 2 minutos depois, de pé direito, sem deixar a bola cair no chão, repôs a igualdade no marcador, com um tiro imparável, desferido quase do limite da grande área adversária, lá voltou a aparecer mais um brinde nosso. Desta vez foi, mais uma vez, Artur a oferecer o golo ao adversário quando, aos 15 minutos, se permitiu sair a jogar com os pés, sobre a direita da nossa área, permitindo que um gajo que parece ter vindo do Biafra lhe roubasse a bola e voltasse a colocar-nos em desvantagem.
Embora 2 minutos depois Gaitán tivesse voltado a fazer o empate, a verdade é que estivémos sempre muito aquém do que podíamos e devíamos - porque tínhamos condições para isso e era essa a nossa obrigação!... - ter feito.
 
 
 
A verdade é que o adversário não contabilizou uma única oportunidade real de golo, em todo o jogo. O nosso jogo, apesar de muito mastigado, lento e eivado de erros e equívocos, individuais e colectivos, ainda deu para ameaçar a baliza adversária, em especial na 2ª parte, contabilizando-se uma boa meia dúzia de remates perigosos. Já dentro do último quarto de hora da partida, Cardozo, isolado, rematou forte e em jeito, mas o primeiro guarda-redes adversário (dois dois ou três com que aquela equipazeca costuma jogar, em cada jogo...) - um fulano com um certo ar de guia de camelos egípcio!... - esticou-se todo e tocou a bola com a ponta dos dedos, fazendo-a, caprichosamente, ir ao poste direito da sua baliza e sair pela linha final.
 
Como escrevia um dos pasquins da nossa comunicação social desportiva - sim, porque "A Bola" também é um verdadeiro pasquim!!!... - a diferença esteve na baliza: enquanto o nosso guarda-redes ofereceu um golo, o outro roubou-nos um!
 
Individualmente, só quero destacar Matic, que fez um grande jogo. Muitas vezes esteve sózinho - sim, é verdade!... - no nosso meio campo, e mesmo assim foi dando para as encomendas.
O resto da equipa esteve entre o medícore e o miserável, com especial relevo para toda a defesa e para o miolo. Enzo Pérez, então, fez-me desesperar, tal foi o nível - miserável, mesmo!!! - do seu jogo.
Pior do que Enzo Pérez só mesmo Artur. Pelo segundo jogo, consecutivo, e em replay de outras situações anteriores - uma das quais nos custou 3 pontos contra o mesmo adversário, neste mesmo palco, no ano passado... - o rapaz fez merda! E da grossa! Está, claramente, na altura de se sentar no banco. Aí, ao menos, pode pensar na seleção brasileira sem nos prejudicar. Só me apetece gritar: Vai p'ró caralho!!!
É verdade que não custou oito milhões e meio. Mas está a ficar muito parecido com Roberto...
Tenho saudades de ver um guarda-redes a sério - tipo Bento, ou Preud'home... - na baliza do Benfica. Nesta altura, Paulo Lopes está para Artur, como os dois referidos estão para Roberto...
 
PS - Amanhã temos Taça de Portugal, com a Académica, em Coimbra. Vamos ter Benfica? Ou vamos ter o remake do jogo com aquela mesma equipa para a Taça da Liga?...

Sem comentários:

Enviar um comentário