quinta-feira, 24 de abril de 2014

A vitória que faltava...


Frente ao Olhanense, na Luz, aconteceu a vitória que faltava...

Com o triunfo (2-0), muito sofrido - porque estávamos todos ansiosos pela confirmação do título... - fez-se justiça: a melhor equipa venceu a Liga 2013-2014.
O 33º campeonato - que já deveria ter acontecido na edição do ano passado!... - provocou uma explosão tremenda de alegria encarnada, por todo o mundo. Literalmente...

Do jogo, não há muito a dizer.
A equipa começou muito determinada, com algum ritmo e relativa qualidade, e foi começando a criar sucessivas ocasiões de golo, mas... por manifesta ansiedade - e, diga-se, também por, mais uma vez, complicar o que era simples... - o inaugurar do marcador foi sendo irritantemente adiado.
Na fase inicial da partida, nos primeiros dez minutos, assim de memória, recordo que Gaitán, logo aos 3 minutos, e Rodrigo e Lima, este por duas vezes, tiveram tudo para marcar. No caso de Lima, aos 10 minutos de jogo, sozinho, solto sobre a direita, bem no interior da área, disparou por cima da barra, falhando escandalosamente o golo.
Lima esteve particularmente perdulário, mas também Rodrigo, Gaitán e Maxi Pereira perderam ocasiões soberanas para marcar.
Com o aproximar do intervalo, a equipa foi ficando cada vez mais ansiosa, porque o golo não aparecia. E os adeptos não o estavam menos.
Mesmo no final da primeira parte, aconteceram duas situações em que os nossos jogadores trocaram exageradamente a bola entre si, sem que ninguém tivesse a objectividade de rematar à baliza. Irritante! E altamente desgastante...


A segunda parte trouxe uma atitude um pouco mais pragmática e objectiva, no desenvolvimento do processo ofensivo.
E se, logo ao segundo minuto, André Almeida deu o mote, com um forte remate, desferido de fora da área, aos 57 minutos surgiu o golo. Lima recuperou uma bola nas imediações da área adversária, jogou com Gaitán e este, descaído para a esquerda, rematou de primeira, correspondendo Belec com uma defesa de recurso, incompleta, sobrando a bola para Lima que, quase sobre a linha da pequena área, fez o golo inaugural.
E, volvidos três minutos, o mesmo Lima recebeu um passe na direita do nosso ataque, correu uns bons vinte metros até à área dos visitantes e, já dentro desta, mesmo importunado por um defesa, desferiu um pontapé, de pé direito, levando a bola a passar por entre as pernas do guardião do Olhanense e a cruzar a linha de golo, com Belec ainda a tentar, em desespero, retirar o esférico de dentro da baliza.


Daí até ao final do jogo voltou o desperdício...
Rodrigo, por três vezes, Lima e Cardozo, podiam/deviam ter marcado. É incrível como se podem falhar tantas ocasiões de golo!...
Aos 72 minutos, Lima, sozinho, em posição frontal à baliza, a cerca de um metro da linha de pequena área, acerta mal na bola e permite a defesa a Belec...
E, para não ficar atrás, aos 82 minutos, Rodrigo, sobre o bico esquerdo da pequena área, não conseguiu melhor do que acertar na malha lateral...

Enfim, valeu pela atitude, pelos três pontos e pela confirmação da vitória no campeonato.
Mas que deixou preocupação pela falta de eficácia, também é verdade.
Além disso, perdemos o Salvio, que fracturou o braço esquerdo e, assim, não voltará a jogar esta época. Logo agora, que estava a recuperar a forma habitual...

Para os próximos jogos, há que ser mais - muito mais!!!... - eficaz, sob pena de sofrermos dissabores.
E, atenção, a época está longe de ter terminado!...




.......................................................................................

BENFICA, 2 -  OLHANENSE, 0

20/04/2014, 18:00 horas, Estádio da Luz, cerca de 64.000 espectadores.
Transmissão BenficaTV

ÁRBITROS: Carlos Xistra; Luís Marcelino e Jorge Cruz; Carlos Espadinha.

BENFICA: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay e André Almeida; André Gomes, Enzo Peréz, Salvio (Markovic, 46 min.)  e Gaitán (Djuricic, 75 min.); Rodrigo (Cardozo, 83 min.) e Lima.
Suplentes: Artur Morais, Jardel, Rúben Amorim, Djuricic, Ivan Cavaleiro, Markovic e Cardozo.


OLHANENSE: Belec; Luís Filipe, Ricardo Ferreira, Diakhite e Jander; Obodo, Sampirisi (Bigazzi, 90 min.), Rui Duarte (Tozé Marreco, 66 min.) e Celestino (Femi, 75 min.); Lucas e Dionisi.
Suplentes: Ricardo, Vitor Bastos, Pelé, Mehmeti, Bigazzi, Femi e Tozé Marreco.


MARCADOR: 1-0, Lima (57 min.); 2-0, Lima (60 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...

Sem comentários:

Enviar um comentário