domingo, 13 de abril de 2014

Valeu pela passagem à meia-final...


Com o AZ Alkmaar, e depois de uma bonita exibição, frente ao Rio Ave, voltou a mediania exibicional...
 
Há pouco a dizer acerca deste jogo da 2ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.
Com a vantagem trazida da Holanda, e com um adversário objectivamente inferior, o jogo tinha tudo para ser aborrecido, com o Benfica a controlar e a pretender, sobretudo, garantir a passagem às meias-finais. E foi precisamente isso que aconteceu.
 
Apesar da equipa ter entrado a um ritmo lento, Salvio e Cardozo, nos primeiros dez minutos, podiam ter inaugurado o marcador. O remate de Cardozo foi, mesmo, travado com muita dificuldade pelo guardião Esteban...
O AZ Alkmaar, apesar de ter vontade, não tinha argumentos para virar a eliminatória. Nas poucas vezes que chegou mais longe, estavam lá os nossos centrais para impedir males maiores.
Só por volta dos 20 minutos, já depois de mais um bom remate de Salvio, sacudido pela defesa holandesa, é que o adversário apareceu a equilibrar mais o jogo, conseguindo um posicionamento capaz de contrariar o nosso ataque organizado.
Apesar disso, à passagem da meia hora, Siqueira e Rodrigo combinaram bem sobre a esquerda e este cruzou atrasado para Cardozo rematar, muito forte, de pé esquerdo, proporcionando mais uma espectacular defesa a Esteban.
Novamente Cardozo a rematar, aos 38 minutos, servido agora por André Almeida, mas desta vez a errar o alvo, fazendo a bola passar ao lado do poste esquerdo da baliza adversária.
Mas, no minuto seguinte, uma fenomenal arrancada de Salvio, desde a nossa intermediária defensiva até à projecção da área adversária, culminou com um cruzamento tenso para a grande área holandesa, onde apareceu Rodrigo, ao segundo poste, também ele embalado desde a nossa zona defensiva, a encostar o pé esquerdo e, de primeira, a fazer o golo inaugural.
Depois desta brilhante assistência, Salvio podia também ter marcado, ao cair do pano da primeira parte, num remate de pé esquerdo, sobre a direita da área adversária, que proporcionou mais uma grande defesa ao guardião do Alkmaar.
 
 
 
Na segunda parte, o jogo foi bem mais monótono do que na primeira...
O Alkmaar ainda tentou reentrar na eliminatória, mas a verdade é que nunca esteve em posição de fazer perigar a nossa qualificação.
E, mesmo sem acelerar, o Benfica chegaria ao 2-0, à passagem do minuto 71, em mais uma assistência de Salvio que, de uma bola perdida, junto à lateral direita, inventa uma jogada individual de fino recorte técnico, em que tira dois adversários do caminho e, já sobre a linha final, pica para a zona frontal da baliza, oferecendo a Rodrigo a possibilidade de encostar o pé e fazer o 2-0...
Com a eliminatória mais do que resolvida, Salvio ainda teve uma ocasião soberana para marcar quando, ao minuto 85, desmarcado por um grande passe de Luisão, já em esforço, rematou fraco, permitindo a Esteban fazer mais uma boa defesa.
E três minutos depois foi a vez de Cardozo não conseguir dominar a bola, já dentro da área holandesa, numa demonstração de alguma falta de confiança em si mesmo...
 
Em suma, uma vitória merecida, num jogo monótono, mas que valeu a presença em mais uma meia-final europeia. A terceira, nos últimos três anos...
 
 
Salvio fez uma bela exibição, e Rodrigo fez o que tinha de ser feito, mesmo sem deslumbrar.
A defesa foi competente, e o meio-campo, entregue inicialmente a Fejsa e André Gomes, cumpriu o seu papel, embora sem grande brilho.
No oposto esteve Sulejmani, que foi uma unidade de rendimento praticamente nulo.
Por outro lado, Cardozo, embora ainda longe do que pode, e deve, fazer, esteve bastante mais interventivo no jogo.
 
Uma nota triste, e penalizadora para a equipa, foi a lesão, grave - fractura da perna direita... - do Sílvio, logo aos 4 minutos de jogo, num lance infeliz, em que pontapeou inadvertidamente a perna de Luisão. Embora deva ter acabado esta época, fazemos votos para que se recupere o mais rápido possível...
 
 
Enfim... foi um jogo que valeu essencialmente pela qualificação para as meias-finais, que teve bons momentos, mas que foi muito pouco intenso.
E, atenção: é preciso mais, muito mais, já no próximo jogo, para a Liga. E melhor! Muito melhor...


.......................................................................................

BENFICA, 2 -  AZ ALKMAAR, 0

10/04/2014, 20:05 horas, Estádio da Luz, cerca de 36.000 espectadores.
Transmissão SIC

ÁRBITROS: Pavel Kralovec; Roman Slysko e Martin Wilczek; Antonin Kordula.

BENFICA: Artur; Sílvio (André Almeida, 4 min.), Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa (Enzo Peréz, 64 min.), André Almeida, Salvio e Sulejmani (Markovic, 70 min.); Rodrigo e Cardozo.
Suplentes: Paulo Lopes, André Almeida, Jardel, Enzo Peréz, Djuricic, Markovic e Lima.


AZ ALKMAAR: Esteban; Johansson, Gouweleeuw, Wuytens e Viergever; Ortiz (Henriksen, 79 min.), Gudelj e Elm; Berghuis (Gudmundsson, 77 min.), Aron e Beerens (Haye, 77 min.).
Suplentes: De Winter, Gorter, Reijnen, Henriksen, Haye, Gudmundsson e Avdic.


MARCADOR: 1-0, Rodrigo (39 min.); 2-0, Rodrigo (71 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário