domingo, 6 de abril de 2014

Vitória "escassa"... em exibição "anorética"


Por estar fora do país, vi o jogo pela net, numa sessão aqui e ali interrompida por algumas falhas.
Mas não devo ter perdido nada de importante, atendendo aos antes e aos depois das falhas...
 
O título que dei ao post poderá parecer contraditório, mas não é, realmente.
De facto, foi uma vitória que teria sido, naturalmente, mais robusta, tantas e tais foram as ocasiões disfrutadas.
Mas que a exibição também foi anorética, também é verdade!
 
O adversário estava enfraquecido, porque não podia contar com alguns habituais titulares, mas o Benfica também esteve muito aquém do que podia, e devia, fazer.
Enzo Peréz esteve a um nível miserável, e o meio-campo voltou a perder bolas de forma infantil e a falhar passes de maneira escandalosa, optando quase sempre por complicar o que era fácil.
Valeu a dinâmica da dupla Rodrigo-Lima, alguns raides do Gaitán, e a relativa competência defensiva.
Apesar disso, houve hipóteses reais para construir um resultado bem mais volumoso...
Logo aos 8 minutos, Gaitán recebeu um passe de Enzo Peréz e, sobre a direita, contornou Eduardo e, ainda com ângulo favorável, chutou ao lado direito da baliza deserta.
Ao minuto 13, Rodrigo construiu a jogada do golo. Desceu pela esquerda, até à linha de fundo, e cruzou atrasado para Lima aparecer a antecipar-se ao seu marcador directo e, de primeira, encostar para o fundo da baliza, deixando Eduardo completamente fora do lance.
O Braga não teve grande reacção ao golo, mas à passagem da meia hora de jogo, na marcação de um canto, podia ter empatado, quando uma falha da defesa permitiu a Rusescu cabecear, com perigo, entre Luisão e Oblak.
Na parte final da primeira parte, o Braga ainda tentou marcar, mas a nossa defesa foi sempre dando conta das situações. Esta foi a nossa pior parte do jogo, com o meio-campo a complicar muito e a permitir ao adversário ser mais intenso no seu jogo ofensivo.
Nos minutos iniciais da segunda parte, Markovic, Fejsa (de cabeça) e Rodrigo podiam ter marcado, mas não foram capazes de finalizar convenientemente.
O adversário, porém, esteve mais controlado e, por isso, não incomodou a nossa defesa.
E ao quarto de hora da segunda parte, na sequência de uma jogada de ataque sobre a nossa direita, o central Vinícius corta, de cabeça, em esforço, levando a bola a passar a centímetros do poste direito da baliza de Eduardo, que saíra para tentar agarrar a bola.
A quinze minutos do final, um livre apontado por Gaitán cruzou toda a pequena área bracarense, sem que ninguém encostasse o pé.
À passagem do minuto 84, Markovic rematou de fora da área para uma defesa apertada de Eduardo, aparecendo depois Lima a fazer o chapéu, com a bola a sair um pouco por cima da barra.
E no minuto seguinte, também com Lima na jogada, Vinícius fez um corte apertado, obrigando Eduardo a uma defesa de recurso para evitar o autogolo do central.
Já no primeiro minuto de compensação, Rodrigo esgueirou-se pela esquerda e, ao progredir junto à linha de fundo, dentro da grande área bracarense, foi rasteirado. Na marcação do penalty, o próprio Rodrigo atirou para a esquerda da baliza do Braga, permitindo a defesa a Eduardo...
Mais uma falha na marcação de uma penalidade, que é imperdoável a este nível de competição, e que pode ter custos elevados, em termos pontuais.
Como já aconteceu este ano, aliás, em Barcelos, por exemplo...
 
Enfim, uma exibição muito aquém do desejável, e que nos deixa apreensivos...
É preciso ser mais incisivos e, sobretudo, perceber que a nossa atitude, individual e colectiva, pode custar o hipotecar dos nossos objectivos.
Depois da exibição miserável na pocilga das antas, esperava outra exibição!
Embora o resultado, sirva...
 
 
 
 
.......................................................................................

BRAGA, 0  -  BENFICA, 1

30/03/2014, 17:00 horas, Estádio AXA, cerca de 20.000 espectadores.
Transmissão SportTV

ÁRBITROS: Pedro Proença; Bertino Miranda e Tiago Trigo; Cosme Machado.

BRAGA: Eduardo; Dabó (Miljkovic, 56 min.), Santos, Vinicius e Núrio; Mauro, Luiz Carlos (Erivaldo, 78 min.), Pardo, Rúben Micael e Piqueti (Moreno, 65 min.); Rusescu.
Suplentes: Cristiano, André Pinto, Miljkovic, Bataglia, Vukcevic, Erivaldo e Moreno.

BENFICA: Oblak; Sílvio, Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa, Enzo Peréz (Rúben Amorim, 68 min.), Markovic (Sálvio, 86 min.) e Gaitán; Rodrigo (André Gomes, 92 min.) e Lima.
Suplentes: Artur, Maxi Pereira, Jardel, Rúben Amorim, André Gomes, Sálvio e Cardozo.


MARCADOR: 0-1, Lima (13 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...

Sem comentários:

Enviar um comentário