terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Gaitán... e pouco mais


Ontem, em Coimbra, na vitória por 2-0, foi mesmo só Gaitán... e pouco mais.

Na ressaca da horripilante - quase degradante!... - eliminação das provas internacionais, esperava ver uma resposta à altura, competente e inequívoca. Mas não. Ao jeito do que tem sido habitual nos últimos tempos, vi uma equipa soturna, lenta a pensar e a executar, a falhar passes incríveis, a cometer faltas absurdas e despropositadas, sem ideias e sem genica.
Valeu S. Nico Gaitán, a jogar, a fazer jogar e... a marcar. Enzo Peréz apareceu, a espaços, e André Almeida voltou a estar relativamente bem.
Os restantes, pautaram as suas exibições por uma confrangedora mediania, e alguns, mesmo, por exibições inaceitáveis.
Dói ver Talisca jogar a um nível tão baixo, ver Sálvio a léguas do que já o vimos fazer, ou Samaris e Jardel a fazerem-nos arrancar os cabelos de desespero.
O actual futebol do Benfica não convence nada nem ninguém. Porque é um futebol triste, sem chama, sem intensidade a defender nem a atacar, e com um timoneiro que me parece cada vez mais à beira do naufrágio. O Benfica não aproveita os lances de bola parada de que dispõe - que inúmeras vezes resultam em situações complicadas para a nossa baliza... - e é incapaz de concretizar as situações de golo que, eventualmente, cria.

É verdade que a vitória sobre a Académica não merece contestação, e que podia ter sido expressa em números bem diferentes. É verdade que Jonas teve uma bola no poste, que antes e depois deste lance Enzo Peréz e Gaitán poderiam ter também aumentado o marcador, e que já no segundo tempo Derley teve uma flagrante ocasião quando, em frente ao guarda-redes adversário, entre a marca de penalty e pequena área, lhe rematou fraco e para as mãos. Tal como é verdade que a Académica não criou uma única situação de perigo e, que me lembre, fez apenas três remates à nossa baliza, todos sem perigo.
E é mesmo por tudo isto que não só a exibição, mas também o resultado, foram pobres. Muito pobres, mesmo!

Quo vadis, Benfica?...


.......................................................................................

ACADÉMICA, 0 -  BENFICA, 2
Liga 2014-2015  -  11ª jornada

30/11/2014, 18:00 horas, Estádio Cidade de Coimbra, cerca de 12.500 espectadores.
Transmissão SportTV

ÁRBITROS: Jorge Ferreira; Inácio Pereira e Jorge Oliveira; André Moreira.

ACADÉMICA: Lee; Oualembo, Aníbal Capela, Iago e Ricardo Nascimento; Fernando Alexandre (Salli, 45 min.), Obiora, Rui Pedro, Marcos Paulo e Ivanildo (Marinho, 74 min.); Rafael Lopes (Schumacher, 74 min.).
Suplentes: Cristiano, Aderlan, Nuno Piloto, Salli, Marinho, Magique e Schumacher.

BENFICA: Júlio César; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e André Almeida; Samaris, Enzo Peréz, Sálvio e Gaitán (Lima, 90+6 min.); Talisca (Ola John, 62 min.) e Jonas (Derley, 75 min.).
Suplentes: Artur, Lisandro López, Cristante, Pizzi, Ola John, Lima e Derley.


MARCADOR: 0-1, Gaitán, 8 min.; 0-2, Luisão, 45 min.
.......................................................................................

Sem comentários:

Enviar um comentário